Atividade 1:
CAIXA
SURPRESA
Professor, leve para sala de aula uma CAIXA SURPRESA, coloque nela
diversos jornais usados para que os alunos possam recortar. Faça uma coleta de
jornais usados entre seus colegas de trabalho, pois a maioria vai para o lixo
depois de lidos.
Organize os alunos em roda
para que todos vejam a CAIXA SURPRESA no meio da sala de aula.
Questione-os sobre o que tem
dentro dela. Dê dicas: não é de comer, mas nos enche de informações...
Depois de explorar a caixa,
abra e mostre para os alunos.
Organize-os em grupos e
distribua os jornais.
EXPLORANDO A PONTUAÇÃO:
Professor, solicite que os
alunos procurem, recortem e colem no caderno de Português, frases com
diferentes pontuações.
1-Recortem dos jornais e colem no caderno diferentes frases com
os pontos (! ? . ,)
Veja alguns exemplos:
-Quer
conhecer Brasília?
-Debate na TV!
-Ártico, o campo de batalha
das emissões de CO2.
2- Responda:
a- Quais
os pontos você encontrou?
b- Para
que serve cada um?
3- Recorte dos jornais 5 palavras e elabore frases utilizando os
pontos:
? Interrogação
! Exclamação
. Ponto final
, Vírgula
Atividade 2:
TRABALHANDO COM A EXPRESSÃO HUMANA
Professor no dia anterior
solicite que os alunos tragam jornais para sala. Organize-os em grupos.
Solicite que pesquisem nos
jornais e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões: alegria,
tristeza, indiferença e surpresa.
Os grupos deverão escolher
diferentes expressões humanas, colar em uma cartolina e elaborar frases para
cada figura, utilizando a pontuação adequada. Mas, se preferir poderá
desenvolver a atividade individual.
Veja uma atividade
desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
Depois que todos os grupos
terminarem, solicite que apresentem para os demais colegas, lendo com entonação
e observando a pontuação utilizada.
Mais ideias: