Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

PONTUAÇÃO

Hoje estou postando algumas atividades sobre pontuação que encontrei no site Portal do Professor.


Atividade 1:

CAIXA SURPRESA 
Professor, leve para sala de aula uma CAIXA SURPRESA, coloque nela diversos jornais usados para que os alunos possam recortar. Faça uma coleta de jornais usados entre seus colegas de trabalho, pois a maioria vai para o lixo depois de lidos.
Organize os alunos em roda para que todos vejam a CAIXA SURPRESA no meio da sala de aula.
Questione-os sobre o que tem dentro dela. Dê dicas: não é de comer, mas nos enche de informações...
Depois de explorar a caixa, abra e mostre para os alunos.
Organize-os em grupos e distribua os jornais.
EXPLORANDO A PONTUAÇÃO:
Professor, solicite que os alunos procurem, recortem e colem no caderno de Português, frases com diferentes pontuações.  
1-Recortem dos jornais e colem no caderno diferentes frases com os pontos (! ?  . ,)
Veja alguns exemplos:
-Quer conhecer  Brasília?
-Debate na TV!
-Ártico, o campo de batalha das emissões de CO2.   
2- Responda:
a-      Quais os pontos você encontrou?
b-      Para que serve cada um?   
3- Recorte dos jornais 5 palavras e elabore frases utilizando os pontos:
?  Interrogação
!  Exclamação
. Ponto final
, Vírgula

Atividade 2:

TRABALHANDO COM A EXPRESSÃO HUMANA
Professor no dia anterior  solicite que os alunos tragam jornais para sala. Organize-os em grupos.
Solicite que pesquisem nos jornais e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões: alegria, tristeza, indiferença e surpresa.
Os grupos deverão escolher diferentes expressões humanas, colar em uma cartolina e elaborar frases para cada figura, utilizando a pontuação adequada. Mas, se preferir poderá desenvolver a atividade individual.
Veja uma atividade desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
Depois que todos os grupos terminarem, solicite que apresentem para os demais colegas, lendo com entonação e observando a pontuação utilizada.  
Mais ideias:




segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dengue: Vamos Combater!

Olá pessoal!
Hoje estou postando algumas sugestões de atividades sobre a DENGUE para trabalharmos em sala com os nossos pequeninos.
Vale lembrar que todas as atividades postadas abaixo foram pesquisadas e retiradas da internet (google).
Vamos ao trabalho!
TODOS CONTRA A DENGUE!














Datas Comemorativas - Abril


01 · Dia da Mentira
01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista 02 · Dia Internacional do Livro Infantil
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
06 . Sexta-feira da Paixão
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde
08 . Domingo de Páscoa
08 · Dia da Natação
08 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
13 · Dia do Office-Boy
13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano
15 · Dia da Conservação do Solo
15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio
 
19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata
20 . Dia do Disco
21 · Tiradentes
21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico
21 . Dia do Policial Civil
21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil
22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge
23 · Dia Mundial do Escoteiro
23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 · Dia da Contabilidade
26 · Dia do Goleiro
26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica
27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário
30 · Dia Nacional da Mulher 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

02 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Olá amigas!
Aqui estou eu com mais novidades!
Trabalhinhos e poemas sobre o
Dia Internacional do Livro Infantil.

O dia 2 de abril é festejado em mais de sessenta países, em razão do nascimento,em1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca.
Cabe a ele o honroso título de "criador da literatura infantil internacional".
Ao acrescentar o elemento lúdico às suas histórias, como bichos e objetos falantes, ele mudou o rumo da literatura infantil.Hans escreveu mais de 156 contos.Embora fosse de origem pobre, isso não constituiu uma barreira para que se tornasse o mais conhecido escritor dinamarquês, com livros que até hoje encantam as crianças do mundo inteiro.
Sua vida literária começou com sua primeira poesia: O Menino Moribundo.
Depois sua obra se estendeu aos clássicos infantis, consagrados em todo o mundo, como:
-A vendedora de fósforos
-A pequena sereia
-A roupa nova do rei
-O patinho feio
-O saldadinho de chumbo
-O rouxinol.
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.
Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, como os clássicos da literatura mundial, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto.
Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico. 
Cada escritor deixou sua marca na literatura infantil. 
Esopo ficou célebre na Grécia em razão de suas fábulas: 
-A cigarra e a formiga
-A tartaruga e a lebre
-A raposa e as uvas etc
Jean de La Fontaine, autor francês, reescreveu as fábulas de Esopo e o lobo e o cordeiro, o leão e o rato etc. 
O francês Charles Perrault também escreveu contos inesquecíveis: 
-O gato de botas
-A Bela Adormecida
-O Pequeno Polegar
Os contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm fascinam o mundo infantil até hoje.Os mais famosos são: 
-Branca de Neve e os sete anões
-Chapeuzinho Vermelho
-João e Maria
-Rapunzel
-Os três Porquinhos.
Há escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil, como Monteiro Lobato e Vicente Guimarães.
O primeiro, nascido em 1882, criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, O saci, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O pica-pau amarelo etc. cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Pela importância de sua obra, o Brasil adotou a data de seu nascimento - 18 de abril - para festejar nacionalmente o livro infantil
O segundo autor era tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".
Existem não menos famosos escritores brasileiros como: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças - o mais conhecido, sem dúvida, é Pluft, o fantasminha -, Maria José DupréFrancisco Marins, os poetas Manuel Bandeira,Henriqueta LisboaCecília Meireles e Vinícius de MoraesOrígenes LessaTatiana Belinky,Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A bolsa amarela, O sofá estampado), Ziraldo (O menino maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo, Faca sem ponta- galinha sem pé) Ana Maria Machado (O tesouro da raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A droga da obediência, O fantástico mundo de feiurinha),Maria Mazzetti entre outros.









Gostaria de parabenizar o blog de onde eu retirei estas ideias: http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2011/03/02-de-abril-dia-internacional-do-livro.html 

Projeto Páscoa



Duração: 29/03/09 a 09/04/09.

Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
· Historinhas;

Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
Confecção de um mural sobre a Páscoa;
· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do coelho;
Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
Jogos com figuras e da memória;
· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
· Pintura facial;
· A procura do ninho.

Culminância: pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Páscoa Divertida



Brincadeiras que podem ser desenvolvidas com as crianças:

• Jogo de memória da Páscoa............. Corte cartões com desenhos de ovos e coelhos diferentes e brinque de jogo da memória com eles. (Você também poderá deixar que cada grupo de alunos confeccione o seu próprio jogo da memória).
• Ache seu ovo correspondente............. Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça com que os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí em dupla.
• Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse" (como a brincadeira do macaco disse).......... Professora diz:
"Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido. Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate....
• Deixe que cada criança tenha sua própria ideia de como é um coelhinho da páscoa. Dê a elas um coelho de papel e deixe que ela decore como desejar. No final pendure pela sala os trabalhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...