Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ovo da galinha do vizinho

 MENINAS, ENCONTREI ESTA IDEIA DO SITE GUIA PRÁTICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AMEI, POR ISSO, RESOLVI COMPARTILHAR COM VOCÊS.
ESPERO QUE GOSTEM!

Trabalhe o raciocínio matemático por meio de parlendas!


Cada ovo em seu lugar
Materiais: Caixa de papelão encapado nas cores: amarelo, verde e azul, decorado com uma galinha.
Bolinhas (piscina de bolinhas) amarelas, verdes e azuis, representando os ovos.
Para essa brincadeira, formar um grupo com 3 ou 4 crianças, fazendo várias rodadas para que todos participem
Foto: Itaci Batista
Como proceder:
1.
Colocar as caixas decoradas uma ao lado da outra.
2.
Espalhar as bolinhas próximas às caixas.
3.
A professora cantará a parlenda da Galinha do Vizinho. Quando a professora falar "... bota ovo amarelinho...", os alunos terão que guardar as bolinhas amarelas relacionando as cores dos ovos - dentro da caixa amarela, e ela continuará a parlenda "... bota um, bota 2..." que será o tempo estipulado (... "bota 10") para guardarem as bolinhas.
4. O grupo da próxima rodada deverá ficar atento para a solicitação na parlenda, pois a professora irá trocar a cor dos ovos: "A galinha do vizinho bota ovo bem verdinhos...", então o grupo deverá guardar as bolinhas verdes na caixa verde. Assim, a professora fará o mesmo procedimento na outra rodada, trocando a cor do ovo na parlenda.
Foto: Itaci Batista
Fotos: Itaci Batista


Quantos ovos a galinha botou hoje?
Como proceder:
1.
Solicitar que um aluno escolha um envelope.
2. Dentro de cada envelope contém um número. Conforme o número sorteado, o aluno deverá encaixar na galinha a quantidade de ovos correspondente ao numeral e fixar o número.
Materiais: Painel da galinha em E.V.A.
10 ovos em E.V.A.
Envelopes
Cartões com números de 1 a 10



Psicomotricidade - Jogo de arremesso
Com o mesmo material da atividade "Cada ovo em seu lugar", a professora poderá desenvolver uma atividade psicomotora de arremesso.Foto: Itaci Batista


Foto: Itaci Batista
Materiais: Caixa de papelão encapado nas cores: amarelo, verde e azul, decorado com uma galinha
Bolinhas (piscina de bolinhas) amarelas, verdes e azuis, representando os ovos
Como proceder:
1.
Marcar uma linha para a distância do arremesso.
2. Para cada rodada, 3 participantes, ou número de jogadores x número de caixas.
3. Pedir para que os alunos se posicionem na linha e, ao sinal da professora, eles arremessam as bolinhas. Após todas as bolinhas serem arremessadas, a professora e os alunos irão contar quantas bolinhas entrou em cada caixa, representando, assim, quantos ovos cada galinha botou.




Você sabia?As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre os pequenos. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão.


Dica esperta!Esse painel deverá ficar fixado em sala de aula, para que os alunos diariamente façam essa atividade e que todos possam participar, ajudando, assim, o aluno a associar a quantidade com numeral e ao reconhecimento dos números.

Foto: Itaci Batista
Dica esperta!Você também pode trabalhar a Matemática com essa outra parlenda:
Um, dois, feijão com
arroz.
Três, quatro, feijão no
prato.
Cinco, seis, chegou minha
vez.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.

3 comentários:

  1. Adorei estas atividades.Preciso montar uma aula e já havia escolhido a galinha como tema,então estava procurando jogos relacionados a isto.Gostei de verdade.
    Por acaso vc sabe onde posso encontrar estas bolinhas de piscina em pequenas quantidades?Só achei lugares que vendem acima de 500.Já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  2. In this fashion my colleague Wesley Virgin's adventure begins in this SHOCKING and controversial video.

    As a matter of fact, Wesley was in the army-and shortly after leaving-he discovered hidden, "SELF MIND CONTROL" secrets that the government and others used to get everything they want.

    These are the exact same SECRETS many famous people (especially those who "come out of nowhere") and the greatest business people used to become rich and famous.

    You've heard that you use less than 10% of your brain.

    Really, that's because most of your brainpower is UNTAPPED.

    Maybe that expression has even occurred IN YOUR own head... as it did in my good friend Wesley Virgin's head 7 years ago, while riding an unlicensed, garbage bucket of a car with a suspended license and with $3.20 in his pocket.

    "I'm very fed up with living payroll to payroll! Why can't I become successful?"

    You took part in those types of thoughts, right?

    Your own success story is going to start. Go and take a leap of faith in YOURSELF.

    Watch Wesley Virgin's Video Now!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...