Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Descobrindo as letras do meu nome

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta atividade, propõe-se que a criança:
- Explore e Identifique a(s) primeira(s) letra(s) do seu nome;
- Desperte a curiosidade em conhecer o próprio nome;
- Explore a estrutura gráfica das letras;
- Nomeie as letras de seu nome e dos colegas.
Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante já ter explorado as primeiras letras do nome de cada criança.
Estratégias e recursos da aula
Elaboramos a aula em questão, para uma turma de 1º período da Educação Infantil. Nesta fase é de extrema importância que a criança identifique o seu nome e se interesse em conhecê-lo.
1º Momento: As crianças terão colada(s) às suas costas, pela professora, a(s) letra(s) inicial(is) de seu nome. Ao sinal da professora as crianças irão se movimentar pelo espaço e procurar em qual colega está(ao) a(s) sua(s) letra(s). Ao encontrarem a(s) letra(s) deverão retirá-la(s) e colá-la(s) no peito. Ao final da brincadeira, as crianças poderão consultar as fichas de seus nomes e conferir juntamente com a professora e a turma se a(s) letra(s) está(ao) correta(s). Caso a escolha não esteja correta, a(s) letra(s) deverá(ao) ser fixada(s) em um quadro para que as demais crianças que perceberem que sua(s) letra(s) não esteja(m) correta(s) possam realizar a substituição das mesmas.
2º Momento: Após a brincadeira com as letras dos nomes, as crianças poderão colar as letras no caderno e decorarem com os materiais previamente disponibilizados. A professora tentará disponibilizar diferentes tipos de materiais( feltro cortado, eva cortado, papel crepom, papel filipinho cortado, lantejoulas, tecido cortado, etc) a fim de que a criança possa personalizar a(s) letra(s) inicial(ais) do seu nome.
3º Momento:
Ao término da atividade monte uma exposição em sala para socializar as diferentes produções e assim valorizar o trabalho realizado pelas crianças.
Avaliação
A professora realizará as seguintes observações:
• A criança sentiu-se motivada em participar da brincadeira;
• A criança conseguiu identificar a(s) sua(s) letra(s);
• A criança soube dizer o nome da(s) letra(s) identificada(s);
• A criança demonstrou interagir com a(s) letra(s) no momento de personalização da(s) mesma(s);
• A criança foi capaz de reconhecer a(s) sua(s) letra(s) nos nomes dos colegas.
Ao final da atividade o professor/a e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

Um comentário:

  1. Um excelente plano. Vou usar ele na minha sala de 2 período. Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...