Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
- Participar da construção da rotina de trabalho da turma.
- Registrar através da escrita e do desenho a rotina de trabalho da turma.
- Utilizar o conhecimento que dispõe sobre o nosso sistema de escrita para registrar a rotina de trabalho da turma.
- Utilizar-se das estratégias de antecipação, seleção, inferência, verificação e/ou decodificação para ler a rotina de trabalho da turma.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante uma semana em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – Criando símbolos para a rotina da sala
1° momento – O professor inicia a aula conversando com as crianças sobre as atividades que a turma costuma realizar na escola. Durante a conversa, é importante que o grupo perceba em que local da escola essas atividades são realizadas e, também, em que momentos elas acontecem - antes ou depois do lanche (marcador do tempo). No decorrer da conversa o professor afixa um papel grande no quadro ou lousa e vai registrando, por meio da escrita, os momentos da rotina falados pelas crianças.
1° momento – O professor inicia a aula conversando com as crianças sobre as atividades que a turma costuma realizar na escola. Durante a conversa, é importante que o grupo perceba em que local da escola essas atividades são realizadas e, também, em que momentos elas acontecem - antes ou depois do lanche (marcador do tempo). No decorrer da conversa o professor afixa um papel grande no quadro ou lousa e vai registrando, por meio da escrita, os momentos da rotina falados pelas crianças.
2° momento – Durante a conversa o professor propõe as crianças pensar símbolos para representar cada momento da rotina de trabalho da turma. O professor sugere alguns desenhos e faz questionamentos para ajudar as crianças a pensarem em outros:
- Pessoal que tal uma mão e um copo para representar o momento de lavar as mãos e beber água?
- Qual o nome da biblioteca da nossa escola?
- O que vocês acham de desenharmos a cartola do Visconde para representar o momento de irmos para a biblioteca.
- Como a gente se organiza na hora da história?
- Todo mundo fica sentado no chão?
- O que fazemos ao funal do dia?
ATIVIDADE 2 – Registrando a rotina usando os símbolos criados pela turma
1° momento – Na roda inicial, o professor começa a aula apresentando para a turma cartelas contendo os símbolos de cada momento da rotina pensados pelo grupo.
COLOCAR EXEMPLO (FOTO)
À medida que as crianças forem identificando o momento que os desenhos representam, o professor vai organizando-as em fileiras no chão. Em seguida registra na lousa/quadro, por meio da escrita, a rotina para aquele dia de trabalho da turma. Neste registro, ele escreve o nome do momento da rotina e lê, solicitando que as crianças identifiquem qual a cartela que o representa para ser colada no registro.
2° momento – O professor solicita às crianças que realizem a seguinte atividade:
COLOCAR FOTO
ATIVIDADE 3 – Lendo a rotina para identificar seus símbolos
1° momento – O professor traz para a roda as cartelas com os desenhos dos momentos da rotina e dispõe em fileiras no chão. Em seguida fala o nome de um dos momentos e pede ao grupo que encontre a cartela com a descrição deste momento, por exemplo se disser roda de história e apontar o desenho deste momento, as crianças deverão procurar nas cartelas espalhadas a frase que indica este momento. Durante esta atividade o professor pode estabelecer o seguinte diálogo com a turma:
" Pessoal eu vou falar o nome de um dos momentos da rotina e quem souber onde está a cartela pega para me entregar."
Eu quero saber onde está à cartela LAVAR AS MÃOS.
Vou dar uma dica para ajudar vocês a encontrar. Olha só, LAVAR AS MÃOS começa com que letra?
Isso com a letra L!
Mas, quantas cartelas nós temos com essa letra? É verdade nós temos três cartelas. Então, em qual dessas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?
Neste momento o professor coloca as três cartelas juntas e continua questionando a turma:
Vocês acham que para escrever lavar as mãos a gente precisa de muitas ou poucas letras?
Tem alguma cartela com poucas letras? Qual?
O que será que está escrito nesta cartela? Porque vocês acham que é lanchar?
Ah, então LAVAR AS MÃOS pode está escrito em uma dessas duas cartelas. Vou fazer uma coisa para ajudar vocês. Olha só, vocês falaram que a palavra LAVAR começa com a letra L. Agora eu quero saber com que letra ela acaba? Mas se fosse com A letra ficava LAVA. A gente tá procurando LAVAR que termina com o som AR. Para o A ficar com esse som precisa ter um R depois dele.
Neste momento o professor aponta a letra R na palavra LAVAR das duas cartelas. Agora que já sabemos onde está escrito LAVAR precisamos descobrir onde está escrito AS MÃOS.
AS começa com que letra? Mas para ficar AS depois do A tem que vir qual letra?
Apontando para as cartelas o professor comenta:
Então até aqui está escrito AS. Agora precisamos descobrir a palavra MÃOS. Ela começa com a mesmas letra dos nomes de MANOEL e MALU.
Isso mesmo, a letra M. Nessas cartelas onde tem uma palavra com a letra M?
Apontando para a cartela o professor confirma: Isso mesmo gente elas estão escritas aqui. A palavra MÃO começa com M e acaba com qual letra? Se fosse MÃO, que som a gente escutaria no final?
Isso mesmo, o som O. E para ficar OS que letra a gente precisa colocar?
É verdade a letra S (aponta o S nas duas cartela).
Para escrever LAVAR AS MÃOS precisa colocar mais alguma palavra depois de MÃOS?
Mas olha só nessa cartela aqui (LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA) tem mais letras depois da palavra MÃOS. Então em qual das duas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?
Muito bem! Olha só, com a minha ajuda vocês conseguiram ler a cartela. Mas o que será que está escrito nesta outra cartela depois da palavra MÃOS?
Muito bem pessoal! É isso mesmo LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA.
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O professor prossegue na leitura das cartela usando esse mesmo procedimento.
2° momento – Concluída a leitura das cartelas o professor organiza as crianças em duplas para realizarem a seguinte tarefa:
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN NATAL ________/_______/2010 TURMA 3B NOME _______________________________________ ATIVIDADE DE SALA COM A AJUDA DE SEU COLEGA DESCUBRA O ESPAÇO EM QUE DEVE SER COLADO OS DESENHOS DOS MOMENTOS DA NOSSA ROTINA: |
colocar imagem da atividade (foto)
Para participarem da tarefa cada dupla recebe uma folha contendo a tabela com a escrita dos momentos da rotina e os desenhos de cada momento. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura, o professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que estava escrito. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.
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