Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como receber os seus alunos? O que fazer para o 1º dia de aula?

Para iniciar você professor(a) precisa ter em mente a expectativa que os seus alunos apresentarão no primeiro dia de aula: Será que a professora é legal? Como será a escola? Onde vamos poder brincar? Que horas será o nosso recreio?....
O segredo é você receber os seus alunos com muito carinho e atenção, fazer a interação com o grupo e apresentar a escola e profissionais que atuam na mesma logo nos primeiros dias de aula.

No primeiro dia de aula é normal que os seus alunos cheguem "loucos" para conversar com os colegas que não tem visto e contar as novidades para eles. Para facilitar este momento e ajudar os novos a interagir com o grupo é legal que você organize a sua sala em círculo. Para facilitar este momento de apresentações, você poderá utilizar está dinâmica super legal!

MEMORIZAR NOMES (APRESENTAÇÃO)

OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.


PROCEDIMENTOS: É bom que todos estejam em círculo.

Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. 

Por exemplo: Ricardo risonho.

O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ....

Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc.. 

DINÂMICA PARA RECEBER OS SEUS ALUNOS COM CARINHO E AMOR:

Objetivo:- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:

- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laçõ bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente. 
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.

Agora um ponto muito importante é o(a) professor(a) sondar as expectativas dos alunos para o ano que está iniciando, pois, desta forma é mais fácil para que o profissional tente atingir tais expectativas. Você poderá fazer deste momento uma atividade divertida para os seus alunos. Uma dica é criar com eles a árvore das expectativas da turma.

Cada aluno escreve em uma laranja ou maçã cortada em papel colorido o que espera do ano. Veja a ideia abaixo:

ÁRVORE DAS EXPECTATIVAS DA TURMA

p.s: É importante que o educador guarde esta atividade para ao final do ano realizar uma retrospectiva com os seus alunos.

Não esqueça que você ainda precisará apresentar a escola e duas dependências para os seus noos alunos. Para que todo o grupo participe ativamente da atividade, você poderá utilizar os alunos que já conhecem a escola para ajudar os novos alunos a conhecê-la. Para isso, os alunos "antigos" deverão vendar os olhos dos alunos novos e guiá-los sem tocar nos mesmos (somente falando). Na volta para sala de aula, TODOS os alunos deverão estar sem vendas e o professor deverá apresentar os locais, aproveitando para explicar as formas corretas de utilização dos mesmos.

12 comentários:

  1. Essas atividades são ótimas. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Amei as ideias, eu ja conhecia algumas, mas fez com os docentes, foi hipper legal, agora irei fazer com os discentes!!!

    ResponderExcluir
  3. A ideia do espelho é uma merda ñ dá certo com jovens,
    a 1 ideia já é melhor mas precisa acrescentar algo pra o grupo tbem memorize o nome do colega.

    ResponderExcluir
  4. É TE QUE DEU SERTO AJUDOU MUIIITOOO FAIZ MAIS SÓ QUE DAI FAIZ DE RECEBER BEM UMA ALUNA ESCOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pode estar de brincadeira...um professor escrevendo desse jeito. Êta Brasil.

      Excluir
  5. ADOREI O SEU TUTORIAL, COMPARTILHEI ATÉ EM UMA PÁGINA EDUCATIVA "EDUCARTE" https://www.facebook.com/pages/Educarte/653362081358991

    ResponderExcluir
  6. Amei! as dinâmicas foi aproveita-las.

    ResponderExcluir
  7. PROFESSORA TAMBÉM SOU UMA EDUCADORA A 28 ANOS E A APAIXONADA POR EDUCAÇÃO INFANTIL. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
    SIRLEY

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...