Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Entre pontos, vírgulas e travessões - Trabalhando Pontuação

Entre pontos, vírgulas e travessões

Piadas e histórias infantis podem tornar o aprendizado da pontuação mais divertido e prazeroso

Objetivos:
Incentivar o hábito e o prazer pela leitura

APromover o contato com diferentes gêneros literários
Criar um ambiente facilitador para a aprendizagem
Observar como os sinais de pontuação contribuem para a clareza do texto

Thinkstock
Para trabalhar o uso correto dos sinais de pontuação, um caminho interessante é explorar a linguagem oral. E nem é preciso ir muito longe para alcançar bons resultados. Segundo a professora Rafaela Cardoso Beleboni, responsável pela editoração do material didático de íngua portuguesa do Ensino Fundamental da Editora COC, existem metodologias atuais de ensino-aprendizagem que escapam do enfoque tradicional direcionado para a memorização.
"A tendência volta-se para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos mais variados gêneros discursivos presentes no contexto em que o aluno está inserido", comenta. Um desses gêneros é o humorístico curto, com as conhecidas piadas. Esses textos deixam as aulas mais dinâmicas e levam os alunos a formalizar as descobertas sobre as regrinhas de pontuação. As histórias infantis também levam dinamismo para essa aula.

Mas precisam ser bem contadas para deixar claro o uso da pontuação, como nos momentos de pausa, de questionamentos ou admiração dos personagens, na enumeração dos objetos, entre outros elementos. "Após explorar a entonação do texto e, ao mesmo tempo, buscar uma melhor compreensão do tema trabalhado, promovemos uma transposição para a linguagem escrita para registrar os sinais de pontuação", afirma Valéria Cristina Claudino de Bulhões, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, RN. Veja a seguir as atividades (imperdíveis!) que foram propostas pelas educadoras.



Gêneros humorísticos curtos (1º a 5º ano)

As atividades a seguir foram sugeridas pela professora Rafaela. A intenção é tornar as aulas mais dinâmicas com o estudo de gêneros humorísticos curtos. Para tanto, é necessário selecionar textos que contenham diálogos. Veja alguns exemplos abaixo.



Leitura e observação
1. Selecione piadas infantis que contenham diálogos.
2. Divida os alunos em duplas e distribua as piadas.

Exemplo: Papagaio bilíngue

O cliente entrou no pet shop e disse ao vendedor:
- Quero comprar um papagaio diferente.
- Temos um papagaio bilíngue.
Se você levantar a patinha direita, ele fala francês. Se levantar a patinha esquerda, fala inglês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O papagaio respondeu:
- Aí, eu caio!
3. Peça para os alunos identificarem o elemento que produz humor e observarem como os dois-pontos e o travessão contribuem para a clareza dos diálogos.
4. Registre as descobertas dos alunos e reforce a importância da pontuação.





Vamos pontuar?
1. Divida a turma em duplas e entregue piadas sem a pontuação original.
2. Proponha que pontuem devidamente os textos.
3. Promova a correção coletiva e mostre como os sinais de pontuação podem mudar o sentido dos textos.

Exemplos de piada:
Joãozinho estava observando sua mãe lavar a louça e perguntou ( )
( ) Por que você tem tantos cabelos brancos ( ) mamãe ( )
A mãe respondeu ( )
( ) Cada vez que você faz algo errado ou me deixa triste nasce um cabelo branco ( )
Joãozinho ficou pensando alguns instantes e disse ( )
( ) Mãe ( ) por que todos os cabelos da minha avó estão brancos ( )



Dica!
Para dificultar a atividade, proponha também um texto sem lacunas, para que a turma identifique o local exato para incluir os sinais de pontuação.




Festival de piadas
1. Com o auxílio da turma, organize um festival de piadas infantis.

2. Divida os alunos em grupos e sugira a produção dos textos.

3. Mostre para as crianças que o elemento humor é importante, mas que a pontuação é fundamental para a compreensão das piadas.

4. Promova a correção coletiva, eleja as melhores piadas do festival e estimule o registro.




Leitura em família (2º a 4º ano)

Esta atividade é aplicada pelo Colégio Nossa Senhora das Neves e visa incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Valéria reforça a importância de estabelecer uma ligação entre o conteúdo que o aluno aprende em sala de aula e suas experiências externas. Ela acredita que a maioria dos trabalhos pode e deve ter continuidade em casa.
1. Solicite um exercício para ser feito em casa com a participação dos pais. Ambos terão de entrar em um acordo e escolher a mesma obra para ler.
2. A primeira leitura será feita n Thinkstock pela criança, que deverá ler em voz alta e usar a pontuação e a entonação adequadas.
3. Na sequência, a mesma história será contada pelos pais, para que posteriormente seja estabelecida uma comparação entre as leituras.
4. Após a atividade, pais e filhos deverão conversar sobre os personagens, acontecimentos e o lugar onde se passa a história.
5. Se possível, os pais deverão relacionar os textos lidos com situações do cotidiano.
6. Ao final, os alunos terão que registrar a atividade e justificar suas opiniões.

7 comentários:

  1. Adorei suas ideias .Sou uma professora igual a você ,amo o que faço . Parabéns ,continue nos ajudando .Beijos.

    ResponderExcluir
  2. legal suas sugestões. gostei!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas!
    São sugestões valiosíssimas!

    ResponderExcluir
  4. legal suas sugestões gostei muito!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei as suas sugestões de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Amei também suas sugestões de trabalho, estou animada para colocar em prática.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...