Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Utilizando Histórias em Quadrinhos


Etapas para criação de uma história em Quadrinhos

1- PersonagensSão eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.

2- BalõesCriados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.












3- CenáriosÉ nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)

4- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.












5- Recordatórios
É um tipo de balão usado específicamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."

6- QuadrosEles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necesidade da cena a ser desenhada.

PLANO DE AULA

OBJETIVOEssa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momentosingulardaHistória.

ATIVIDADEEste plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e História.

Alguns conceitos básicos de HQs que os professores e alunos poderão adotar estão expostos no quadro acima, como, por exemplo, os tipos de “balões” e as onomatopéias,
dois componentes criadosespecificamente para essa linguagem.

O PAPEL DO EDUCADOR
O papel do professor nessa tarefa é colaborarcomos estudantes no sentido de Incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções,
para que se percebam capazes de representar a nossa história pormeio das histórias em quadrinhos.

MULTIPLICANDO
Os quadrinhos produzidos, depois de serem apresentados para os estudantes em sala de
aula,deverão ser expostos na escola, incentivando outros professores e alunos de outras séries a participar em desta proposta.

DESENVOLVIMENTOProduzir uma história em quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:

–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. O professor
de Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.

Nessa etapa, os alunos irão escrever
as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.

–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o professor de Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.

–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda
a classe.

– Quarta etapa: faça um novo grande círculo nA sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência quetiveramaoaprender(eapreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.

Fonte: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...