Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Tecer comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaborar e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
Estratégias e recursos da aula

1. Pedir aos alunos que tragam de casa gravuras e/ou pequenos textos relacionados às lendas do folclore brasileiro.
2. Realizar, junto com os alunos, a seleção do material pesquisado.
EXEMPLOS:
* Texto sobre o Saci-Pererê e gravuras relacionadas ao título Saci-Pererê.
* Texto sobre Curupira e gravuras relacionadas ao título Curupira.
3. Dividir a turma em duplas e entregar a cada grupo os textos e gravuras selecionados com uma mesma personagem.
EXEMPLOS:
* Textos sobre Curupira e gravuras para dupla 1.
* Textos sobre Iara e gravuras para dupla 2.
* Textos sobre Lobisomem e gravuras para dupla 3.

1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
3. A partir de uma gravura de uma personagem do folclore brasileiro, cada dupla produzirá um texto.
Professor: Antes das duplas produzirem o texto, seria interessante produzir um texto coletivo modelar.
A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que as crianças se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.
EXEMPLO: Nosso encontro com o Curupira

Fonte: abckids.com.br
a) Imagine que vocês foram acampar numa floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?
PROFESSOR: As produções deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções deverão ser devolvidas para que os alunos façam a reescrita.
4. Após a reescrita, os alunos apresentarão as suas produções para a professora e para os colegas.

* As apresentações poderão ser filmadas ou/e fotografadas.
* Poderá ser improvisado um pequeno palco para as apresentações. O palco poderá ser enfeitado com personagens do folclore brasileiro nas aulas de Artes.
* Os pais e os demais professores, alunos e funcionários poderão ser convidados a assistir à apresentação.

5. Num segundo momento, os alunos deverão sentar em círculo e tecer comentários sobre os textos produzidos. Durante os comentários, deverão demonstrar atitudes críticas frente ao tema folclore, dando sugestões.
6. Em seguida, os alunos deverão confeccionar um mural com as produções.

PROFESSOR:
* O painel poderá ser confeccionado na aula de Artes com papel dobradura.
* Os textos poderão ser dramatizados.

 Avaliação
Durante e ao final da realização das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:
- Conheceram, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produziram um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentaram, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Teceram comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaboraram e confeccionaram um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.


Ideias retiradas do site Portal do Professor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...