O professor apresentará a tira em quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem, desenvolvendo as seguintes questões:
( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro - Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )
- Quais são as personagens dessa história?
- Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
- Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
- Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
- Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
- Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
- Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
- Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
- A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
- Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
- De que forma a história em quadrinho é contada?
- Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
- Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).
Momento 2
Após a correção oral da atividade anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.
Para tanto, o professor pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no segundo quadrinho.
O professor poderá instigar os alunos com outras questões:
Imagine:
- Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
- Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
- A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
- A bruxa gostou da atitude da Mônica?
- O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?
Essa produção coletiva será ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo, a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na sala de aula.
Momento 3
Dispostos em roda, os alunos serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos realizarão uma leitura das imagens.
Momento 4
Esse livro é dividido em nove histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.
Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.
O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.
Momento 5
Os grupos, posteriormente, lerão suas histórias para os outros amigos, podendo realizar um concurso de produções e uma encenação da história. Para tanto, um integrante do grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais ou objetos que aparecem nas cenas.
Momento 6
Para realizar a encenação das produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme os exemplos abaixo:
Recursos Complementares
Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=roupas+de+bruxas&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=
Avaliação
O professor avaliará se os alunos reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a partir da atividade de interpretação do momento 1.
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.
Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor.
Autora: Livia Fagundes Neves
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.
Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor.
Autora: Livia Fagundes Neves
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(`"•.¸ღ♥ஜ(`"•.¸ ¸.•"´) ღ♥ஜ¸.•"´)
(¸.•"´ღ♥ஜ(¸.•"´ `"•.¸)ღ♥ஜ`" •.¸)
(¸.•"´ღ♥ஜ(¸.•"´ `"•.¸)ღ♥ஜ`" •.¸)
Nenhum comentário:
Postar um comentário