Proposta de atividade
Traga para a sala de aula vários poemas. Procure
diversificar autores, estilos e temas. Faça um mural com eles ou afixe-os na
lousa. Solicite aos alunos que escolham uma das poesias do mural. Após uma
leitura, peça para representarem em uma folha, com linhas, traços e cores, o que
sentiram ao ler a poesia.
Cada aluno pode mostrar seu desenho para a
classe, e você, professor, pode conversar com o grupo, mostrando a variedade dos
sentimentos, que não tem certo ou errado, apenas sentimentos diferentes, pois
somos diferentes. E no nosso dia-a-dia, quais os sentimentos que aparecem?
Raiva, medo, alegria, desânimo, esperança, amor... Quando sentimos cada um
deles?
Faça junto com seus alunos uma lista dos sentimentos que
apareceram na conversa, escrevendo-os na lousa. Cada aluno deve escolher o
sentimento com que mais se identifica no momento. Peça, então, para fecharem os
olhos e pensarem em palavras soltas que se relacionem com esse sentimento.
Após alguns minutos, cada um vai escrever as palavras em que pensou, o
que sentiu. Os alunos devem agora se juntar em pequenos grupos, de acordo com o
sentimento que escolheram. A idéia é tentar criar um poema a partir do
sentimento, afinal já podemos nos arriscar a produzir poesia.
As
palavras escritas de cada um podem ajudar a compor o poema do pequeno grupo.
Peça que releiam o que escreveram. Dá para intensificar a sonoridade? Solicite a
eles que pensem em uma forma de apresentar os poemas criados.
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(`"•.¸ღ♥ஜ(`"•.¸ ¸.•"´) ღ♥ஜ¸.•"´)
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Juliana Gomes●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ● ๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(¸.•"´ღ♥ஜ(¸.•"´ `"•.¸)ღ♥ஜ`" •.¸)
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Juliana Gomes●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ● ๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(¸.•"´ღ♥ஜ(¸.•"´ `"•.¸)ღ♥ஜ`" •.¸)
Adorei, vou aplicar.
ResponderExcluirAdorei, vou aplicar.
ResponderExcluir