Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dinâmicas para produção de texto

Bom dia pessoal!
Hoje estou postando umas ótimas ideias que encontrei no blog "Educar é Arte!" para trabalhar nas aulas de produção de texto. Confirem!
 
História Coletiva:

Colar figuras, em seqüência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade livre para traçar a seta inicial do jogo. Riscar e separar as figuras com caneta hidrocor.

Material Necessário:
 
cartolina, figuras, dadinho, cola, régua, caneta hidrocor.

Jogo:

Equipe de quatro. Jogar o dadinho, contar as casas e na figura que parar, iniciar a história. Prosseguir o jogo e o texto com os demais elementos.

Sugestão para correção:

Auto Correção: após a conclusão do jogo. Ler o texto e realizar a auto correção;

Troca de texto: trocar os textos entre as equipes e realizar a correção com a participação de todos da equipe;

Reestruturação do texto: reestruturar o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos gramaticais, ortográficos e textuais;


Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Texto em duplas: na produção do texto em duplas, cada um deve escrever uma linha e passar para o seu par que deverá dar continuidade ao pensamento já iniciado. Não pode haver conversa, só escrita. Caso a palavra seja cortada no final da linha o par tem que terminar a palavra e continuar. Depois do texto pronto é que se dá o título.



Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Completar História: O professor distribui fichas com início e final de um texto, os alunos devem completar o meio da história. Pode ser feito em duplas ou em equipes maiores.



Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

 Reescrever Histórias: O professor lê uma pequena história e os alunos devem reescrevê-la mudando o final, a critério do aluno ou o professor pede que façam um final absurdo, engraçado, feliz, triste, etc.
 


Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(`"•.¸(`"•.¸ ¸.•"´) ¸.•"´)
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●•Juliana Gomes●•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(¸.•"´
(¸.•"´ `"•.¸)`" •.¸)
 

6 comentários:

  1. OBRIGADA ADOREI AS SUGESTÕES!!.VOU PRATICA-LAS COM MEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, levei para o meu blog, para que meus alunos possam visualizá-la. obrigada pela postagem interessante.
    parabéns.
    Neusa

    ResponderExcluir
  3. adorei as ideias e irei utilizar

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das sugestões vão me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das suas sugestões, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...