Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Trabalhando com Histórias em Quadrinhos

Nosso Cotidiano por meio de Histórias em Quadrinhos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar Histórias em Quadrinhos;
  • Compreender o gênero narrativo;
  • Organizar, selecionar e priorizar o registro do cotidiano por meio da escrita;
  • Interpretar textos não verbais;
  • Criar histórias em quadrinhos utilizando fatos do cotidiano.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno entenda a produção de Histórias em Quadrinhos e saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword, KolourPaint, Kpresenter, Wxcam e Mozilla Firefox.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CESTA DE LEITURA
-Professor, para introduzir o tema e motivar os alunos, providencie várias revistas de histórias em quadrinhos, contendo diversas expressões: escritas, não verbais, coloridas, preto e branco, entre outros (todas voltadas para a infância). Coloque-as em uma cesta ou caixa que as caiba e nomeie como “Cesta de Leitura”.
Organize uma roda de conversa e apresente a “Cesta de Leitura” à turma. Peça para que escolham uma revista e a explore:
  • O que a capa revela?
  • Qual o tema da história?
  • Por que a história é escrita dessa forma?
  • Para que serve Histórias em Quadrinhos?
  • Entre outras questões.

Depois do trabalho de exploração encontre um lugar na escola, onde os alunos possam ler em silêncio uma história da revista em quadrinhos (pátio, biblioteca, outros). Posteriormente, reorganize-os em outra roda de conversa para que relatem a história lida. Os alunos que não estiverem alfabetizados poderão relatar a leitura de imagens. É importante que a partir desta sensibilização, os alunos compreendam este gênero narrativo chamado Histórias em Quadrinhos.
Aproveite a oportunidade e fotografe este momento, utilize a WxCam, que fica na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Peça que os alunos fotografem cenas desta atividade, que deve fazer parte do cotidiano escolar: a leitura livre em diferentes espaços da escola. As fotos podem fazer parte do portfólio, instrumento avaliativo, deste trabalho.

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PESQUISANDO NA INTERNET
Professor, depois da exploração das revistas, oriente os alunos a acessarem a internet com seus netbooks por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] . Os alunos deverão pesquisar na web, o criador das histórias em quadrinhos no Brasil de maior sucesso, Maurício de Souza, o inventor da Turma da Mônica. Algumas questões irão direcionar o trabalho:
  • Por que ele criou a Turma da Mônica?
  • Quais são os personagens principais?
  • De qual personagem o(a) aluno(a) mais gosta? Por quê?
  • Entre outras.
Veja alguns sítios que você poderá utilizar com seus alunos nesta atividade
MaurÃcio
Tirinhas
As respostas às indagações deverão ser registradas em uma tabela construída pelos alunos no netbook, com a sua orientação pelo seguinte caminho: Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja o exemplo:

NOME: ________________________________________
DATA: ___/___/____

REGISTRO DA PESQUISA

    1- Quem criou a Turma da Mônica? Por quê?
    ______________________________________________
    2- Quais são os personagens principais?
    ______________________________________________
    3- De qual personagem você mais gosta? Por quê?
    ______________________________________________
 
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Professor, ainda utilizando os netbooks, oriente os alunos a construírem “Tirinhas” de Histórias em Quadrinhos, cujos personagens, sejam colegas e docentes da própria sala de aula. Eles deverão representar cenas do cotidiano da sala de aula, com um tom mais cômico, ou seja, engraçado. Para isto, é necessário que organizem, selecionem e priorizem o registro do cotidiano por meio da escrita e de desenhos.
Uma ferramenta que facilitará o processo é o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura). Com esta ferramenta o aluno poderá desenhar e manuscrever como se usasse um pincel. É importante oferecer como modelo os gibis da Cesta de Leitura e/ou orientá-los a acessarem sítios que contemplem as Histórias em Quadrinhos, como em www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm. Neste sítio o aluno tem a opção em clicar em tirinhas e visualizar os exemplos.
Para as salas de alfabetização inicial é bom iniciarmos o trabalho com Histórias em Quadrinhos com tirinhas, por ser menos extenso e por utilizar um texto com linguagem simples.

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Professor, o trabalho da construção da História em Quadrinhos em tirinhas intitulado “NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HQ” deve ser socializado para a turma. Sugiro a apresentação pela ferramenta Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade>Gerador de Apresentação), que permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens. Dessa forma, você com os seus alunos podem preparar um conjunto de slides das Tirinhas para usar em uma apresentação na tela do computador com projeção no Datashow, para que toda a turma visualize. Aproveitem as fotos realizadas na 1ª atividade para fazerem parte da apresentação.
Caso a turma decida socializar para mais pessoas, façam um convite, utilizando novamente os recursos do Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Boa apresentação!
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, a capacidade criadora utilizando os recursos verbais e não verbais será neste trabalho avaliada. As atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam o gênero narrativo trabalhado, bem como organizar, selecionar e priorizar os fatos do cotidiano escolar, parte da sua vivência no mundo.

Autora: Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli (Portal do Professor)

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
(`"•.¸ღ♥ஜ(`"•.¸ ¸.•"´) ღ♥ஜ¸.•"´)

(¸.•"´ღ♥ஜ(¸.•"´ `"•.¸)ღ♥ஜ`" •.¸)
   Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Juliana Gomes●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ● ๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...